quinta-feira, 1 de abril de 2010

ENTREVISTA Nº 1 - MARCIO LIBAR

Quando tive a idéia de fazer entrevistas, tinha a certeza de que ele seria o primeiro. Não só pela importância que tem na minha vida, mas porque foi ele o grande incentivador do blog. Ele que colocou a "pilha master" para que de uma vez por todas criasse meu espaço!

Marcio entrou na minha vida de maneira muito forte! Acho que ele é assim! Chega tipo TSUNAMI na vida das pessoas...

Dividimos momentos de muito amor, alegria, riso ....muito riso (pq eu faço ele rir muito e isso não é pra qq um não !) ....sonhamos juntos ...criamos juntos ... mas para isso foi preciso enfrentar uma tempestade que parecia não dar chance a sobreviventes ... alguns marujos mais fracos não resistiram e pularam para outro barco que por ali  passava... outros marujos covardes, nos atiraram pedras pra ver se afundávamos de uma vez ... mesmo assim continuamos remando... só que um dia perdemos os remos e as mãos não estavam sendo suficientes para tirar nossa embarcação do lugar. Como bons "piratas" nos jogamos ao mar e seguimos nosso caminho sozinhos....mas com o mesmo objetivo : chegar em terra firme com vida ! E CONSEGUIMOS !

 .... para quem acredita que nada é por acaso, hoje eu tenho a certeza de que não foi por acaso que ele apareceu na minha vida  e eu na dele. Obrigado !

Quem conhece Marcio Libar    , sabe o valor e poder que que ele tem. Sabe também que ele é humano e portanto tem seus defeitos... "Dono da verdade", muitas vezes irrita muita gente.... afffff .....

Dono de um coração enorme, tem espaço para uma humanidade inteira se for preciso. Me sinto privilegiada de poder acompanhar seu trabalho e vida. Acredito, que ele esteja vivendo agora um dos momentos mais iluminados e bonitos. Privilegiados aqueles que estão podendo ver e acompanhar tudo isso.

Está enganado quem pensa que Marcio gosta de comandar. Pra mim, hoje ele gosta de AJUDAR e muito as pessoas. Quer maior prova disso que a oficina  A NOBRE ARTE DO PALHAÇO ?
Vamos a entrevista então...
Marcio fala muito, mas fala muito bem... então resolvi não fazer cortes, para que vocês aproveitassem cada palavra do mestre!

Como tá a sua vida agora ?
Ai Caracas .....tem que falar quanto ?
Quanto você quiser
(silêncio)
Acho que eu to vivendo um momento interessante, que é ao mesmo tempo contar com a experiência de um caminho feito e estar novamente em contato com a minha ingenuidade e quase ignorância dos 20 anos.
É um momento meio mágico, porque essa fase é uma fase que, normalmente as pessoas tendem a conservar o que conquistaram. E eu estou tendo a oportunidade de ter um encontro com uma nova forma de pensar...de agir...de ser...e fundamentalmente de estar em cena! Porque para mim, estar em cena e a vida é a mesma coisa ! Acho que O PREGOEIRO é uma grande prova disso. Em que eu SOU EU MESMO ! Acredito que isso se deve ao meu encontro com o Creso, com a física quântica, com a idéia do momento presente , de estar vivo no presente...de estar somente em consonância com seus valores, com aquilo que realmente te encanta... que te faz suspirar ... que te faz sonhar ! Isso é o combustível fundamental para a arte. Neste momento o que eu tenho sentido é isso !
A minha trajetória colocou convicção nos meus valores, demonstrando cada vez mais aquilo que é potência em mim e também nas escolhas. Tenho ficado afim de trabalhar e viver com quem sabe dos seus propósitos, conhece bem os seus valores e está FELIZ ! Qualquer outra energia que seja diferente disso, hoje já provoca ruídos. É a mistura de experiência com inocência! Momento legal !

Projetos a longo prazo , algum ?
.... a longo prazo é um pouco de tudo o que falei antes...acho que meu livro me deu a oportunidade de dizer o quanto eu amo quem eu amo...o quanto eu respeito quem eu respeito...o quanto eu admiro quem eu admiro...e de certa maneira me desculpar com as pessoas. De certa forma, meu livro é meio uma auto-psicanálise que me deixou em paz com muitos assuntos assim passados ....e no futuro: é VIVER O PRESENTE! Passei a minha vida toda pensando e planejando o futuro e hoje eu não tenho mais medo de ser rico e famoso. Perdi o medo de ser a referência do “outsider” carioca... o preto da periferia que deu certo e que precisa manter uma certa imagem de rebeldia e pacto com a pobreza ou com a negritude ..isso tá em mim....esse sou eu ! Esse sou eu no livro , esse sou eu no cinema , no teatro. Vivo em uma cidade onde já consegui de tudo que queria conseguir e não tenho mais pra onde crescer no Rio de Janeiro. A única possibilidade de crescer agora é sair pelo país e pelo mundo ou ficar na minha cidade e alcançar uma visibilidade maior através de uma mídia maior como a televisão por exemplo. Hoje já é muito mais aceitável a idéia de ir pra televisão , de ter um programa , de trabalhar com comédia, humor...de levar meus conteúdos , meus conhecimentos. Nenhum preconceito hoje em dia !

O mais importante na vida é ...
Viver cada momento como se fosse o último e na certeza da morte iminente: amar mais, agradecer mais e se desculpar mais! É importante pra mim hoje em dia estar com as pessoas que eu amo ....pra mim é importante fazer SÓ AQUILO QUE ME ENCANTA , AQUILO QUE ME TRAZ SUSPIROS (ficou meio gay esses final...)

Quando tem uma idéia nova , você ...
Depois de me excitar eu rio !(risos)

No meio social você se sente mais a vontade quando ...
Depende! Se for falar do ponto de vista do meu ego , eu me sinto muito a vontade quando eu tô falando e tem muita gente em volta me ouvindo. Por um outro lado, isso não me deixa a vontade também ......então.....eu fico a vontade quando não tem ninguém em volta de mim que eu tenha que falar e me sinto muito a vontade quando tem um monte de gente em volta de mim e eu tô falando (risos) ....é tipo ....a minha maior qualidade é o meu maior defeito . (risos)

Tempo livre é bom para ...
Pra............ espreguiçar ....pra jogar Brasfoot ... pra ver “tedelisão“....pra caminhar na praia .... porque é nessas horas que ...... nessas horas que mágicas acontecem !

Atuar é...
Estar vivo no presente, ouvindo o coração ou de ouvido aberto. Atuar é abrir o coração e jogar fora as preocupações. Deixar a GRAÇA chegar. Atuar é deixar Deus olhar através do buraco dos teus olhos , é deixar Deus ouvir através dos teus ouvidos , deixar Deus falar através da sua boca. Quando você está “NO MOMENTO” a GRAÇA chega ! E não é o que o palhaço quer ? Ter a GRAÇA ?

Antes de entrar em cena ...
Me da um sono danado !
Fazer teatro hoje em dia ...
É uma aventura divertida.
Sonho
Ficar rico e famoso fazendo isso que eu faço.
Cheiro
Lavanda e alfazema.
Pele
Lisa e macia.
Prazer
TOTAL
Sabor
ACRIDOCE
Mulher
LIVRE
Fala um pouco do amor ...
A única possibilidade de transcender. Mesmo quando a gente sofre de amor, é o amor que tá ensinando. É a única possibilidade do homem ser cada vez mais homem e da mulher ser cada vez mais mulher. Da humanidade se salvar !

Casa
Grande, confortável, cheia de amigos e família.
Família
Cumplicidade
Amigos
Eu sou daquele que todo mundo é meu amigo, mas prefiro os poucos e bons !

Humorista
Tem uma lista ! (risos) Depende das gerações, das épocas, do estilo de humor. Meu gosto vai de A a Z. Gosto tanto de um TUTUCA ..... de um PAULO SILVINO...de um TIÃO MACALÉ ...como eu gosto da inteligência artística do CHICO ANYSIO ...da fineza e da agilidade do BRUNO MAZZEO ...gosto da comicidade do FERNANDO CARUSO , FABIO PORCHAT, gosto da palhaçaria física bem feita ...gosto então de CHACOVACHI e ALVARO ASSAD do Etc e Tal. Eu sou um estudioso do assunto então tenho muito pouco preconceito com humoristas em geral .

Som
Normalmente gosto de ouvir jazz.
Pra comer ...
BEM .....COM SABORES DISTINTOS (risos) ...em várias etapas e que dure em média umas 2 horas por refeição . (risos)
Pra beber...
Vinho e whisky.
Mundo virtual ...
Se restringe ao MSN e ao email, embora tenha perfis em outros lugares .
Amar é ...
Ser quem você é.
Insuportável é ...
Ser quem você é.
Está faltando ...
(inspira fundo) Está faltando ...NÃO ESTÁ FALTANDO NADA!

Momento inesquecível ...
Aos 44 anos já se tem muitos momentos inesquecíveis. (risos) Vou tentar lembrar do último, mais perto .......(pausa) ....Ah não sei ! Eu não sei se sou muito de valorizar momentos inesquecíveis. (risos) Eu vivo muitos momentos inesquecíveis. Vivo uma vida que nunca achei que fosse viver. Eu já viajei muitos países ... já viajei o Brasil inteiro. Adoro ver o Jornal Nacional e ouvir o nome de uma cidade e dizer : essa eu já fui, essa eu já fui...essa eu já fui... E cada viagem dessa é uma revelação. Acho que momentos inesquecíveis são momentos de viagem e descoberta.

Situação difícil ...
Não ter dinheiro.

Pra você não da pra deixar de perguntar essa: uma frase ?
Caracas .....essa vou ter que escolher no “MOMENT” . JAMAIS SERÁS QUEM TU NÃO ÉS !!!!

Quer falar alguma coisa ? (xiii fudeu .....vai falar pra caraiii)
(nós 2 rimos muito nessa hora)
Pra não parecer insistente...sem querer ser insistente e já sendo...eu tenho acreditado em milagre, encantamento e magia. Não só algo que a gente encontre nos momentos de meditação, de oração ou de lazer. Acredito nisso, em uma construção de uma rotina saudável em relação ao teu trabalho e em relação as tuas relações. Eu sou muito fiel e cada vez mais fiel à crença de que quando você ta perto dos teus valores, mágicas acontecem, milagres acontecem e.....A VIDA TE RESPONDE NA MESMA MEDIDA. Acho que é isso que eu tenho mais falado ....pensado ...e tenho ficado muito apaixonado e pensado muito nos piratas ....em como os piratas viviam ...na maneira como eles organizavam seu clã ....sua sociedade secreta ...que tinha uma rede de comunicação entre o atlântico e o pacífico. Essa idéia de que eles eram piratas porque o mar não tinha lei, não tinha estado, não tinha mapa ....o mar era território livre! Ser artista é um pouco também estar nesse lugar sem lei. Não tem lei que protege o artista, não tem salário, não tem 13º, não tem FGTS , não tem aposentadoria ...a única lei é a “Rouanet”. Então, o artista é aquele que em nome da liberdade total de ser quem ele é, de fazer o que ele quer, de uma certa forma ele se lança ao mar. E essa idéia de liberdade, da embarcação que sempre vai e muda de acordo com o vento ...que enfrenta tempestades. É necessário uma grande disciplina e uma grande coragem. É necessária uma organização psíquica e espiritual...uma ética, que é um compromisso total e irrestrito com a liberdade. Com a liberdade de ser quem se é ! De só dedicar as horas do teu dia e da tua vida a ser quem você é, e fiel aquilo que você é ! Eu acho que os piratas e a questão da física quântica (que o “MOMENT” traz) tem me ensinado também a pensar o negócio de maneira diferente. Não penso mais em fazer projetos! Tenho o meu propósito e nele milhões de projetos ....fazer mais um espetáculo...mais um número...ou dirigir...ou dar oficina...ou escrever um livro...fazer cinema...TV...ficar nesse lugar! Durante muito tempo fui uma instituição e lutei por uma insitucionalidade, um CNPJ e hoje em dia eu tô aprendendo a ser somente EU ! E ACREDITAR ....ACREDITAR QUE MILAGRES ACONTECERÃO!

Eu já sei a importância que tem pra mim você ser o primeiro entrevistado do blog, mas pra você que importância tem isso ? O que você sente ?
Eu sinto emoção ! DE VERDADE ! Sem rasgação de seda ...o orgulho de ser o 1º entrevistado do seu blog , mas porque você é uma pessoa que eu tenho visto, pelo tempo que a gente se conhece ...pelo tempo que a gente se cuida...se vê...se fala...eu tenho visto todos esse valores que eu falei nessa entrevista aplicados em você. Tenho visto você aplicar tudo isso na sua vida, e quando eu vejo o teu blog eu vejo uma pessoa sendo cada vez mais quem ela é, aceitando cada vez mais tudo...e aí você fica muito potente, muito forte! Vejo a tua vida mudar para uma coisa mais feliz! Esse blog é o resultado disso. As pessoas ainda vão descobrir muito esse blog! Vai te dar uma voz ! Esse lugar do virtual também te possibilita isso né? Porque você é uma pessoa que tem sempre gente em volta, ta sempre falando...acho que é isso....o teu blog é a materialização de muitas das minhas utopias, de muitos dos meus sonhos...de como eu acredito que o ser humano deva viver ! Tenho a sensação de que você se preparou a vida inteira pra esse momento. A minha emoção nesse blog é estar dividindo com você uma coisa que eu sei que é muito importante na tua vida. Como se você tivesse se preparado a vida inteira e agora você aceitou quem você é ....e aí eu .... BRINDO CONTIGO A ESSA 1ª ENTREVISTA !

Então.... você me ama né ?
EU TE AMO MUITO
(MUITO RISO E UM ABRAÇO APERTADO)

Um comentário:

  1. Adorei !! Que entrevista gostosa de ler !! Já li umas 999.999.999 . E não me canso de ler !!

    ResponderExcluir